- por Nuno Godinho, Sílvia González, Rui Almeida e Mário Silva -
Sunday, September 30, 2007
Friday, September 28, 2007
Thursday, September 27, 2007
Diabos(s) à solta
- Pai, porque é que os meninos fazem isto? – pergunta-me, depois de passar por nós um adolescente a fazer um “cavalinho” na sua mota.
- Não é culpa deles. É das hormonas.
- O que são hormonas?
- São umas coisas que temos cá dentro e que a partir de uma certa idade, nos fazem fazer coisas tontas.
- Já sei. É como o diabo.
- O diabo? Qual diabo?
- A avó diz que o diabo entra dentro de nós e obriga-nos a fazer maldades e a dizer coisas tontas. - esclarece-me ela.
- Filha, a avó também diz que já foi magra.
(do blog Vida de Casado)
Tadpole
E eis que ela escreve: "Meu amigo - que sabes quem és e não vais dizer - chamar-te tadpole é uma aventura e vindo de alguém do sexo feminino pode ter uma bela de uma conotação. Nem te atrevas a comentar. Depois falamos. O post é só mesmo para me lembrar daqui a alguns meses do tadpole de forma humana que... Enfim, depois falamos."
Os escritores também sofrem. Também por isso escrevem.
"Tenho tentado pôr algumas das minhas ideias para o papel sem sucesso. A tradição literária exige certas regras que me são verdadeiramente desconhecidas. Logo para começar, tenho um sério problema com... o começo. As ideias que desejo ver debatidas assolam-me de enxurrada mas tenho sérios problemas em conseguir criar diálogos inteligentes (pelo menos que não sejam básicos de mais) e ligações entre as várias personagens que consigam dar vida a esses debates. Depois, a própria ideia de diálogo é difícil. Quando me dou conta, tudo está escrito na 3ª pessoa que, de forma indirecta, vai dizendo muito directamente as minhas próprias opiniões e visões sobre tudo. Ou seja, é o meu retrato nu e cru. Quem me conhecer suficientemente bem, conseguirá encontrar por detrás de cada palavra a minha própria imagem.
A minha veia "literária" é [muitas vezes] uma verdadeira nódoa. Falta-me aquela personagem. Acho que se a encontrasse conseguiria pô-la a "falar" da forma certa. Talvez deva abandonar as personagens problemáticas e criar uma que esteja de bem com a vida. Tendo em conta a pessoa que sou, admito que isso sim seria um verdadeiro desafio!"
A minha veia "literária" é [muitas vezes] uma verdadeira nódoa. Falta-me aquela personagem. Acho que se a encontrasse conseguiria pô-la a "falar" da forma certa. Talvez deva abandonar as personagens problemáticas e criar uma que esteja de bem com a vida. Tendo em conta a pessoa que sou, admito que isso sim seria um verdadeiro desafio!"
Wednesday, September 26, 2007
A mensagem chegou.
"Find out who you are and do it on purpose. The magic is inside you. There ain't no crystal ball. The way I see it, if you want the rainbow you gotta put up the rain. We cannot direct the wind but we can adjust the sails." Thanks Dolly!
Há dias que têm mais que umas meras 24h
Aos que estiveram ali, que conseguiram tão facilmente fazer-me ficar calada quando tudo queria dizer; que conseguiram emocionar-me como tão poucas vezes antes; que me fizeram sentir que no peito (ainda) há coração e tão cheio do que há de melhor... Não sei o que vos diga, que mais que "obrigada" quando não se consegue verbalizar o quanto se gosta de alguém. Willie Nelson tem razão. O nosso lar é mesmo onde somos felizes. E é bom (finalmente) saber que se tem uma família assim. É uma benção. Uma benção que se renova a cada dia.
E é assim que este dia 25 tem mais que umas meras 24h. Na verdade, jamais será esquecido. É que, como dito anteriormente, este dia 25 foi um dia ASSIM. Obrigada a todos os que estiveram ali. Comigo. Oxalá sejam sempre tão felizes quanto me fazem...
Tuesday, September 25, 2007
Saturday, September 22, 2007
Friday, September 21, 2007
O quê?
Segundo um estudo feito, dois em cada cinco britânicos terão abdicado de sexo em troca da garantia de viverem até aos cem anos. Ah, pois! Quem querem enganar?
Thursday, September 20, 2007
Colorido Violeta
Há qualquer coisa de leve na tua mão,
Qualquer coisa que aquece o coração.
Quero ser razão para seres maior.
Qualquer coisa que aquece o coração.
Há qualquer coisa quente quando estás,
Qualquer coisa que prende e nos desfaz.
Fazes muito mais que o sol.
Fazes muito mais que o sol.
Fazes muito mais que o sol.
A forma dos teus braços sobre os meus,
O tempo dos meus olhos sobre os teus.
Desço nos teus ombros para provar
Fazes muito mais que o sol.
Fazes muito mais...
Quero ver as cores que tu vês
Para saber a dança que tu és
Quero ser do vento que te faz.
Quero ser do espaço onde estás.
Quero ser do espaço onde estás.
Deixa ser tão leve a tua mão,
Para ser tão simples a canção.
Deixa ser das flores o respirar
Para ser mais fácil te encontrar.
Fazes muito mais...
Vem quebrar o medo, vem.
Saber se há depois
E sentir que somos dois,
Mas que juntos somos mais.
Quero ser razão para seres maior.
Quero te oferecer o meu melhor.
Quero ser razão para seres maior.
Fazes muito mais que o sol.
Fazes muito mais que o sol.
- Tiago Bettencourt
- Tiago Bettencourt
(fotografias de Jennifer Garner, Ben Affleck e Violet)
Gone, baby gone
Qualquer semelhança com a realidade é coincidência. O filme de Ben Affleck começou a ser rodado bem antes de tudo acontecer. É coincidência. Mas assustadora.
12000 dólares aos 12 anos?
Quando aos doze trabalhava (e ela já trabalhava mesmo aos doze anos) recebia chorudos pagamentos de 500 escudos. Quando alguém mais endinheirado e generoso lhe queria dar uns dinheiros a mais recebia não mais que 5000 escudos. E achava-se rica. Ficava feliz nessa ilusão. Connor tem doze anos. Trabalhou ao lado da mãe. Uma única vez. Recebeu 12000 dólares... É a estreia do filho de Tom Cruise e Nicole Kidman.
Sua Alteza Real e o gel de banho
Sua Alteza Real, a Rainha Isabel II, ganhou um prémio. A história é simples. Diz-se que um dos funcionários do Palácio vendia rifas para angariar dinheiro para umas actividades do colégio do filho e que Isabel II, amavelmente, comprou uma das rifas. Quando sorteada ninguém queria crer. Mas a verdade será mesmo esta: Sua Alteza Real ganhara um gel de banho no valor de cerca de 15€. Há ainda a referir que até à data deste post não terá reclamado o prémio.
Com sinceros cumprimentos da Kathy
Oh my! Tommy might not like this... What if he finds out, girl?!?!?!
Flash
"De facto já nada é como era. Fazer uma revista tão cor-de-rosa quanto se deseja não é tarefa fácil, ainda que a muitos possa parecer. O mundo gira ao contrário e onde havia alegria chora a tristeza, no lugar do sonho mora o pesadelo, as histórias outrora de encantar desembocam em cenários de horror."
- Maria Júlia Santos
Wednesday, September 19, 2007
Aos meus amigos
Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhámos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim...do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses...anos...até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos ...que eram nossos amigos e...isso vai doer tanto! "Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto...reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
- Fernando Pessoa
Na Passadeira Vermelha
Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor - muito melhor!
Do que tu.
Não digas nada.
Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
Mário de Cesariny
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor - muito melhor!
Do que tu.
Não digas nada.
Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
Mário de Cesariny
Numa mesa da esplanada
Um livro. Uma revista. Uma caneta. Um bloco. Pelas 12h chegam as mulheres com filhos. Trazem-nos pela mão. Trazem-nos no colo. Trazem-nos na barriga. Vão-se estas e a substituir as mulheres sem filhos, carregadas de sacos e de pastas e das revistas da moda. Quando tudo parece vazio, uma hora depois, chegam os homens. Sem mulheres e sem filhos. Só eles, o jornal, muita vontade de comer. Pagam e vão embora também. Fica o livro, a revista, a caneta e o bloco.
É tudo meu!
O novo Código Penal(izado)
A entrada em vigor do novo código é:
Um avanço da Democracia
19%
19%
Um atraso na Justiça
81%
81%
Total: 100%
Is it the world or something else?
GLAMOUR MAGAZINE: One report estimates that in Pakistan a woman is raped every two hours, another that 60 percent of women are illiterate. As prime minister, how would you improve the status of women in your country?
BENAZIR BHUTTO: I am a woman, so I feel deeply about issues particular to women. The judicial system is weak where women are concerned. In our culture, there’s a prejudice that [rape] is the woman’s fault: Who told her not to stay behind the four walls of her house? So we should bring women into the police force and there should be women courts.
I would like to see the spread of education, especially for girls—during my two terms in office we set up 48,000 new schools—but I would also like to see women play a greater role in the social and economic life of Pakistan. When I was prime minister I opened a bank run by women that gave credit only to women. With this a lot of women have opened small businesses. We also need to be changing the climate; you know, there are the religious parties who say that a woman should not work, and I think that’s wrong. The first convert to Islam was a businesswoman, Bibi Khadija.
I would like to see the spread of education, especially for girls—during my two terms in office we set up 48,000 new schools—but I would also like to see women play a greater role in the social and economic life of Pakistan. When I was prime minister I opened a bank run by women that gave credit only to women. With this a lot of women have opened small businesses. We also need to be changing the climate; you know, there are the religious parties who say that a woman should not work, and I think that’s wrong. The first convert to Islam was a businesswoman, Bibi Khadija.
GLAMOUR MAGAZINE: One Pakistani woman who became an international sensation is Mukhtar Mai; she was gang-raped, but instead of committing suicide as was expected of her, she brought her rapists to trial. But there are still threats against her. How would you guarantee her safety?
BENAZIR BHUTTO: I would give her full security. I feel very proud of Mukhtar al-Mai. She had the courage to speak up and challenge the centuries of taboos that forced a woman to keep silent. And since then she’s set up a [school and shelter], she’s tried to reach out to other women. I read her book; it brought tears to my eyes. [Choking up.]
If you are reading this
Please know you ain't alone and everything will be ok. Just believe in it and you will soon be home...
Tuesday, September 18, 2007
Monday, September 17, 2007
Friday, September 14, 2007
Wednesday, September 12, 2007
Tuesday, September 11, 2007
Rolinhos de omeleta
Prepare as omeletas, misturando numa tijela a farinha com o leite. Acrescente os ovos batidos à parte com um pouco de sal e mexa. Numa frigideira pequena aqueça meia colher de óleo e deite uma concha pequena da mistura anterior. Incline a frigideira em todos os sentidos para que a mistura se distribua uniformemente. Quando coalhado, retire a omeleta com uma espátula, coloque-a num prato e continue a preparar as outras omeletas da mesma forma. Limpe e coza os espinafres numa caçarola só com a água que tenha ficado nas folhas depois de as ter lavado e salgue. Passe-as por baixo do jorro de água fria, esprema com as mãos e pique-as finamente. Refogue-as numa frigideira com 30 g de manteiga, o dente de alho e o queijo parmesão ralado. Rectifique de sal, polvilhe com pimenta recém-moída e acrescente o mozzarella cortado em cubinhos (ou em tirinhas). Recheie as omeletas com uma colher abundante desta mistura, envolva-as sobre si mesmas e coloque os rolinhos num tabuleiro refractário untado com manteiga. Ponha sobre cada rolinho uma noz de manteiga e meta o tabuleiro no forno previamente aquecido a 180º durante 20 minutos. Entretanto, numa caçarola frite lentamente a cebola e o aipo picados no azeite e em 30 g de manteiga, acrescente o tomate e deixe que o molho reduza em lume bastante forte. Aromatize com uma pitada de manjerona, rectifique o sal e polvilhe com pimenta moída. Deite o molho sobre os rolinhos de omeleta e sirva imediatamente. Uma delícia para o olfacto, a visão e o gosto!
Monday, September 10, 2007
Sunday, September 09, 2007
Gigante
"O homem tem a largueza dos horizontes que lhe cabem nos olhos – nos verdadeiros e nos da imaginação."
- Miguel Torga -
Saturday, September 08, 2007
Friday, September 07, 2007
No escurinho do cinema
Vai tudo à martelada. Sentada entre o filme no ecran e a porta que se vai abrindo por segundos pelo toque da funcionária de lanterna em riste, enquanto a protagonista procura uma saída com vida, passa-lhe pela cabeça: "Uau, esta é como eu! Cheia de medo mas nem que vá tudo à martelada!". E em minutos saiu sorridente como se a descoberta fosse a porta entreaberta para a felicidade.
O Motel
Se algum dia passar por um motel de beira de estrada chamado Pinewood não entre. Nem sequer se aproxime. Poderá não ter a mesma sorte de David e Amy. Mas não se preocupe. Não pense que se esquecerá do nome deste Motel da Sony Pictures. É que possivelmente ficar-lhe-á na cabeça durante algum tempo, tal como as muitas imagens que se cruzam no nosso pensamento quando estamos sentados na sala de cinema a ver o filme e o filme dentro do filme. Decore bem este nome e ofereça-se cerca de uma hora e meia de suspense ao estilo de Psycho de Hitchcock numa mistura quase explosiva com os já conhecidos Saw.
A la Meg Ryan!
"Sentir-se muito romântico enquanto solteiro é como comida de hospital: tudo sabe ao mesmo, não satisfaz e fica-se sempre com uma sensação de vazio cá dentro."
- Arms
Thursday, September 06, 2007
The Princess Bride
"Since the invention of the kiss, there have only been five kisses that were rated the most passionate, the most pure. This one left them all behind."
Personalidade
Your Personality is... sensible, down to earth and goal oriented. Bottom line, you are good at playing by the rules. You are a natural leader. You are interested in order. Morals are important to you. A hard worker, you give your all at whatever you do. You're very serious. In love, you generally tend to take things carefully and slowly. At work, you are suited to almost any career - but you excel in leadership positions. With others, you tend to be polite and formal. As far as looks go, you are traditionally attractive. You take good care of yourself.
Londres cada vez mais perto!
You Belong in London |
You belong in London, but you belong in many cities... Hong Kong, San Francisco, Sidney. You fit in almost anywhere. And London is diverse and international enough to satisfy many of your tastes. From curry to Shakespeare, London (almost) has it all! |
Tuesday, September 04, 2007
Anna Karénina
«O respeito foi inventado para preencher o espaço vazio onde devia estar o amor»
- Tolstoi
I don't
Algumas saudades
Existem saudades que nem sequer desfalecem...
Aqui para uma grande senhora. Uma estrela deste céu.
If I had only known it was the last walk in the rain, I'd keep you out for hours in the storm. I would hold your hand like a life line to my heart. Underneath the thunder we'd be warm. If I had only known it was our last walk in the rain. If I had only known I'd never hear your voice again, I'd memorize each thing you ever said and on those lonely nights I could think of them once more and keep your words alive inside my head if I had only known I'd never hear your voice again. You were the treasure in my hand. You were the one who always stood beside me. So unaware I foolishly believed that you would always be there. But then there came a day and I turned my head and you slipped away. If I had only known it was my last night by your side I'd pray a miracle would stop the dawn and, when you'd smile at me, I would look into your eyes and make sure you knew my love for you goes on and on... If I had only known... If I had only known the love I would've shown... If I had only known...
Monday, September 03, 2007
Dizem que é moda
Ela: Posso ser indiscreta?
Ele: Podes...
Ela: Sexo pelo sexo agrada-te?
Ele: Sim...
Ela: Isso é porque nunca comeste um bom pastel de nata...
Ele: Podes...
Ela: Sexo pelo sexo agrada-te?
Ele: Sim...
Ela: Isso é porque nunca comeste um bom pastel de nata...
Subscribe to:
Posts (Atom)