Thursday, September 27, 2007

Os escritores também sofrem. Também por isso escrevem.

"Tenho tentado pôr algumas das minhas ideias para o papel sem sucesso. A tradição literária exige certas regras que me são verdadeiramente desconhecidas. Logo para começar, tenho um sério problema com... o começo. As ideias que desejo ver debatidas assolam-me de enxurrada mas tenho sérios problemas em conseguir criar diálogos inteligentes (pelo menos que não sejam básicos de mais) e ligações entre as várias personagens que consigam dar vida a esses debates. Depois, a própria ideia de diálogo é difícil. Quando me dou conta, tudo está escrito na 3ª pessoa que, de forma indirecta, vai dizendo muito directamente as minhas próprias opiniões e visões sobre tudo. Ou seja, é o meu retrato nu e cru. Quem me conhecer suficientemente bem, conseguirá encontrar por detrás de cada palavra a minha própria imagem.
A minha veia "literária" é [muitas vezes] uma verdadeira nódoa. Falta-me aquela personagem. Acho que se a encontrasse conseguiria pô-la a "falar" da forma certa. Talvez deva abandonar as personagens problemáticas e criar uma que esteja de bem com a vida. Tendo em conta a pessoa que sou, admito que isso sim seria um verdadeiro desafio!"

No comments: