Friday, October 31, 2008
Thursday, October 30, 2008
Wednesday, October 29, 2008
Dos livros dos nossos encantos
Diz-se que lemos cada vez mais. Boas notícias. Os livros sempre foram bons amigos meus e nunca me importei de partilhar amigos (mesmo quando alguns preferem as casas novas em que são alojados e acabam por não regressar). Mas ao preço a que os livros estão hoje nas livrarias é de questionarmos como não podem tornar-se um pouco mais acessíveis a todas as bolsas.
Algarve Stadium School
Finalmente a solução para os milhões gastos e seus resultados no Estádio do Algarve. Actualmente, cento e vinte miúdos de várias escolas da área têm aulas nas suas instalações. Ideia deliciosa! Já os consigo imaginar a brincar no relvado nos intervalos :o)
Não sei, não II
Com tanto "turismo de excelência com vista para o Douro", não andam as margens a ficar realmente em socalcos?
Emmanuelle
Faleceu a dias de completar cem anos, durante o sono e naturalmente, em paz. Madeleine Cinquin dedicou a sua vida a Deus, aos outros e a si. Cresceu e ajudou outros a crescer. Desde 1980 e através da Associação Soeur Emmanuelle tem ajudado milhares de crianças em todo o mundo. É, sem dúvida, em França e no mundo, uma grande figura da caridade cristã. Que descanse em paz...
The New Yorker
Páginas e páginas com palavras e frases saramaguianas. A edição de 27 de Outubro de 2008 de The New Yorker é José Saramago e, segundo James Wood (crítico literário), alguns dos autores mais relevantes dos últimos trinta anos tirarão partido da frase longa e sem regras mas nenhum como Saramago o consegue fazer. As intermitências da morte já andam a fazer ondas...
Cocktail de Oráculo
"Alberto João Jardim explicou a semana passada que anda a denunciar e a anunciar esta crise sem ninguém o ouvir - salvo Krugman, que reparou no assunto mais recentemente e talvez tenha acabado por ganhar o Nobel da Economia com a ajuda do líder madeirense. A verdade é que em matéria económica Jardim se tem revelado um ás, arranjando sempre artes de tapar os buracos financeiros da Maddeira. E de sacar milhões a todos os Governos do continente, independentemente da sua cor política." - Sol, 25 de Outubro de 2008
Não sei, não
Segundo o semanário Sol de 25 de Outubro, "Santana recusa embaraçar a líder". Não sei, não. Do pouco que conheço (d)a Dra. Manuela Ferreira Leite não creio que seja mulher de embaraços...
Sunday, October 26, 2008
Ai Portugal, de que é que estás à espera?
Ontem, dia 25 de Outubro, foi um dia de História. Ou poderia ter sido. Venderam-se em leilão no Hotel Fénix cartas de Salazar e de Marcelo Caetano sobre o país, os [como costumam dizer] grandes vultos deste país e os contextos em que estavam inseridos. Vendeu-se ainda uma primeira edição de Mensagem de Fernando Pessoa. Não sei onde foram parar estes marcos da nossa História nacional, mas peço desde já a quem os adquiriu que tome bem conta desses itens. Esperemos que melhor que quem de dever - aqueles que nos representarão enquanto nação - e que parecem não ter interesse em tais coisas...
O coelho pendurou o robe
Atrasados ou adiantados uma hora desde 1884
Washington DC. 1884. International Meridian Conference. Ou reunião de condóminos mundial. Como em todas as reuniões de condomínio nem todos os representantes dos vários fogos estiveram presentes (como bons portugueses, nós não fomos representados), nem todos tiveram o mesmo voto na matéria e houve quem preferisse a abstenção. Resultado: os vinte e cinco presentes escolheram a Linha de Meridiano do mundo e, desde então, andamos a atrasar e a adiantar os ponteiros do relógio todos os anos. Hoje é dia de dar corda a esses dedos nos ponteiros!
Greenwich marca o tempo
Quando perguntamos porquê Greenwich na orientação dos ponteiros dos nossos relógios temos geralmente como resposta duas versões: que os EUA já o tinham escolhido como base do seu sistema nacional na contagem de graus de longitude e que cerca de três quartos do comércio mundial dependia já da cartografia marítima que igualmente considerava Greenwich como primeiro meridiano. E assim ficou. Mas e se perguntarmos nós agora as razões dos EUA e da cartografica marítima nesta escolha?
A mais vendida
As corridas têm sempre vencidos e vencedores. Em 1982 Tom Bradley concorreu a governador da Califórnia e, no estado americano do sol e das miúdas de bikini e rapazes em calções bem queimados, acharam-no demasiado escuro para seu governador. Bradley terá perdido assim as eleições pelo tom da sua pele. A corrida aos boletins de voto já começou e o mundo espera espectante o resultado entre Obama e McCain (será?), mas na corrida a máscaras para o Halloween é Sarah Palin, a candidata à vice-presidência do país pelos republicanos (que acharam por certo que a democrática seria Hillary Clinton!?!?!?!), a favorita.
Também quem não gostaria de receber cerca de 150000 dólares para melhorar o guarda-roupa pessoal e o da família como Palin terá recebido durante a corrida aos votos?
Friday, October 24, 2008
Guess even cowgirls get the blues... sometimes ;o)
“If you are in that kind of relationship that you feel you have no control over… put on your Nikes, your Asics or your Reeboks and run. Take your heart and run out of the situation.”
- Jessica Simpson
Wednesday, October 22, 2008
Paris tem este efeito, meu caro
"Oh, minha amiga, não pratiquemos o mal. Amemo-nos para nos tornarmos melhores e sejamos os guardiões da nossa mútua felicidade. Torna-me digno de ti, inspira-me essa candura, essa franqueza, essa doçura que te são próprias. Mas molda-te ao meus defeitos - sou já demasiado velho para me emendar. E ser-te-á mais fácil, a ti, teres uma virtude a mais que eu um defeito a menos (...). Há quatro anos pareceste-me bela; hoje acho-te mais bela ainda. Eis a magia da constância, a mais difícil e mais rara das virtudes."
- Diderot a Sophie Volland (séc.XVIII)
A Carla Bruni anda muito bem acompanhada
Será esta a opinião de Rui Pereira, senhor ministro português da Administração Interna, registada por escutas telefónicas numa reunião em Bruxelas. Os piropos sabem (quase) sempre bem... Mas a que saberá o veneno?
Carnaxide, de que é que estás à espera?
Segundo a revista Tabu de 4 de Outubro a estação de televisão de Carnaxide deveria abrir um ginásio e uma creche, tendo por exemplos o ex Francisco Penim e o actual Nuno Santos. Nunca se sabe se a satisfação de quem lá trabalha não fosse (ainda) maior! Penim diz que vai ao ginásio cinco vezes por semana agora (resta saber se o "agora" é depois de Clara de Sousa ter sido eleita a mulher mais sexy do país) e Nuno Santos diz ser "exemplar a mudar fraldas". Nada como homens com sete ofícios...
Sunday, October 19, 2008
Sua Majestade, os meus cumprimentos
Ele: Depois de Paris vou dar um saltinho ao Mónaco...
Ela: Bem, grandes vidas! (sorri) Quando encontrares a Carolina diz-lhe que lhe envio os meus mais respeitosos cumprimentos...
Ele: Ah, mas queria que viesses comigo...
Ela: Obrigada. Sinto-me honrada...
Ele: Como a Carolina quando eu lhe der os teus cumprimentos! (sorri)
Saturday, October 18, 2008
Friday, October 17, 2008
Triumph
Chegaram juntinhos a casa dois catálogos da Triumph. Um de peças bem femininas e outro de peças para motorizadas. É tudo uma questão de género.
Thursday, October 16, 2008
Ao telefone
Ela: Tiras então as duas postas e colocas com água e sal para descongelar mais depressa... Aí uma hora antes de eu chegar, está bem?
Ele: As duas juntas? A posta de salmão e a posta de peixe-espada?
Ela: (rindo como quem achara piada à pergunta) Sim, claro. As duas juntas. Não te preocupes que não se zangam...
Ele: (meio irritado) Ah, é que pensava que iam andar à bulha!
Foto (não) copiada
Não. Eu não me dou com fotocópias. Nem com a máquina de fotocópias. Não sei tirar fotocópias. Não sei carregar nos botões da máquina de fotocópias - não nos certos porque erro sempre e fica mais esticado, menos centrado, meio cortado, ilegível ou ilógico. Não. Não consigo tirar fotocópias. Não acerto com as fotocópias. E a máquina de fotocópias não quer nada comigo. Eu sou o tipo de pessoa a quem, quando notada pela máquina de fotocópias, esta diz sempre não ter mais tonner ou papel no desespero das suas luzes e no desejo de me ver desistir...
Não me peçam para tirar fotocópias. As máquinas também sofrem.
Wednesday, October 15, 2008
Educação familiar?
Enquanto pesquisava na Internet dei com uma sondagem que me pareceu incrível:
Concorda que as famílias devem ter na Legislação mais tempo para a Educação?
Alguém me pode por favor explicar o que isto que dizer? É que o que diz de nós acho que já percebi...
Concorda que as famílias devem ter na Legislação mais tempo para a Educação?
Alguém me pode por favor explicar o que isto que dizer? É que o que diz de nós acho que já percebi...
Sunday, October 12, 2008
Rita
Eu gosto da Rita. Gosto dos seus red shoes. Gosto do nome. Gosto da voz. Gosto das palavras. Gosto dos sons. Gosto da descontracção e gosto da maneira como se desenrasca em palco e fora dele. Gosto da timidez com que parece falar com o público e da maneira natural como faz rir. Gosto da maneira como humildemente sorri e se sente feliz em palco. Gosto daquela capacidade de fazer cada um sentir-se feliz por estar a ouvi-la. Sente-se que é natural. Ali quem está é a Rita calçada nos seus red shoes. E as mãos da Rita que esvoaçam e tocam todas as cordas e todas as teclas como se tocar assim carinhosamente fosse simples e à mão de cada um.
Gosto da Rita. Gosto dos red shoes e da maneira como batem um num outro quando se movimenta como uma marioneta que se descobriu livre. Mas gosto ainda mais da liberdade que oferece ao seu público. A mesma liberdade dos seus gestos e do seu cabelo.
Gosto da Rita. Gosto dos red shoes e da maneira como batem um num outro quando se movimenta como uma marioneta que se descobriu livre. Mas gosto ainda mais da liberdade que oferece ao seu público. A mesma liberdade dos seus gestos e do seu cabelo.
Gosto da maneira como os músicos tocam ao toque da Rita e da sua voz. Gosto de como o show - de tão espontâneo e revestido das suas paixões pela música que transbordam - parece um ensaio que se partilha com amigos numa garagem qualquer.
Gosto da Rita. Gosto dos red shoes. E gosto de acreditar que ela sabe que outros acordam também com música na cabeça. Gosto de acordar assim e com a música dela nos ouvidos. Só não gosto de não sermos vizinhas. Aquele piano dela boa companhia me podia fazer...
Saturday, October 11, 2008
A bater os pés
Hoje o dia e a noite são carregados na brisa dos meus sapatinhos vermelhos preferidos.
Friday, October 10, 2008
Tuesday, October 07, 2008
E estica, estica, estica!!!
A outra: Ai, ontem tive aula de yoga. Muito bom! Relaxante! Sais de lá como se de uma massagem...
Uma: Dizem que o yoga e o pilatos são as melhores disciplinas para o corpo...
A outra: E são! Pilatos também há lá mas não tenho horário! Nem experimentar posso! Mas, olha, há yoga às segundas e às quintas pelas oito horas e às quartas e aos sábados pelas dez e meia da manhã.
Uma: Para mim não dá. Tenho compromissos...
A outra: Mas há lá mais coisas. É uma questão de veres. Quando podes?
Uma: hmmm Basicamente nunca!
Monday, October 06, 2008
Ontem, hoje, amanhã, depois...
Ontem foi o Dia Mundial do Professor. Hoje é o Dia Mundial do Professor. Amanhã é o Dia Mundial do Professor. Todos os dias vão sendo dias mundiais de professores. Todos aqueles em que um professor no mundo abre a boca e tenta os alunos a abrir os ouvidos. Será esta a lei da partilha... e da sobrevivência.
Friday, October 03, 2008
Wednesday, October 01, 2008
O tesouro de Sierra Madre
Subscribe to:
Posts (Atom)