Sunday, April 06, 2008

A escola e a família

Quando eu era menina caminhava no Jardim-Escola lado a lado com os filhos dos médicos e dos operários e todos dávamos as mãos e partilhávamos o pão à refeição. Quando eu era menina, naquele espaço, todos partilhávamos a Cartilha a que chamavam Maternal. Quando eu era menina vestia a minha bata riscada para ir para a escola e todos os meus colegas faziam o mesmo como se estivéssemos a vestir as nossas máscaras, mas de super heróis. Quando eu era menina não surgiam linhas nos jornais dizendo que "perante o vídeo que indignou o país, houve quem afirmasse que a indisciplina que se vive nas escolas tem que ver com a democratização do ensino - que nos anos 80 e princípios dos anos 90, trouxe toda a gente para dentro do sistema escolar: gente bem educada e gente mal educada, gente com princípios e gente sem princípios"*. Hoje já não menina de bibe acredito que a "função da escola é dar a toda a gente uma formação mínima para viver em sociedade, independentemente da sua origem social. A escola tem de estar preparada para receber alunos de proveniências diferentes e colocá-los em pé de igualdade, formando-os de modo a poderem ter iguais oportunidades da vida"*. É a isto que eu chamo pois a democratização do ensino. A nada mais.

*José António Saraiva in jornal Sol 5 e Abril de 2008

1 comment:

Anonymous said...

Claro que sim....mas em casa os pais deviam também colaborar(infelizmente muitos pais não têm capacidade ou conhecimentos para tal)... e pronto lá vamos nós outra vez no eterno círculo.